Seleção do PET 2009 - Temas

, , No Comments
O Programa de Educação Tutorial (PET) de Ciências Sociais inicia o processo de elaboração do Edital para a Seleção que acontecerá em Dezembro deste ano (dia 14), onde serão aberta 4 vagas para bolsista efetivo. Enquanto o Edital oficial não sai, poremos aqui os temas que vão sorteados na prova escrita (primeira fase da seleção, com peso 7 na avaliação final) e também a prova oral (segunda fase, com peso 3), além de sugestões de leituras para os temas sugeridos. Lembrando que a bibliografia sugerida serve apenas como indicação, isto é, outras bibliografias podem ser consultadas de acordo com a vontade do candidato.

Temas:

Antropologia:

- Relativismo e etnocentrismo:
- Conceito de cultura.

- Sugestão de textos: "O impacto do conceito de cultura sobre o conceito de homem", Clifford Geertz; "O anti-anti-relativismo", Geertz; "Cultura: um conceito antropológico", de Roque Laraia.


Sociologia:

- Individuo e Sociedade
- A perspectiva sociológica sobre a realidade.

- Sugestão de textos: "A sociedade dos indivíduos", Norbert Elias. "Questões fundamentais de sociologia", Simmel; "A construção social da realidade", Peter Berger; "As Regras do Método Sociológico", Durkheim; "A Ideologia Alemã", Marx.


Política:

- Poder
- Ciência e política

- Sugestão de textos: "Sobre a violência", Hannah Arendt; "Ciência como vocação" e "Política como vocação", Max Weber; "Microfísica do Poder", M. Foucault; “Leviatã”, Hobbes.





Em breve, mais informações sobre a Seleção, como o prazo para as inscrições, o local da prova, etc.


dúvidas: pet_csociais@yahoo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário